Encerramento do primeiro semestre de 2026 no SHS
- Sergio Terçarolli
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Fazemos educação com afeto, dedicação e propósito
Durante o primeiro semestre de 2026, uma equipe de quase 40 pessoas (que incluí profissionais da música, inglês, artes, capoeira, yoga, pedagogia, surf, educação física, psicólogos e equipe de gestão), trabalhou diariamente para oferecer oportunidades de desenvolvimento integral às crianças e aos jovens da nossa comunidade com muito surf, educação, amor e intencionalidade.
Na sede do Instituto Ser HUMANO Surf, as crianças são atendidas todos os dias, nos períodos da manhã e da tarde, em uma programação que integra educação, esporte, cultura, bem-estar e cuidado psicossocial. Já os jovens de 13-18 anos são atendidos no programa Geração + HUMANA em duas tardes e noites. Mais do que oferecer atividades no contraturno escolar, buscamos construir um espaço seguro, acolhedor e inspirador, onde cada criança e jovem aprende, cria, brinca, movimenta o corpo, desenvolve habilidades socioemocionais e fortalece vínculos. Nossa proposta educativa utiliza diferentes linguagens e experiências para ampliar horizontes, valorizar a diversidade, despertar a curiosidade e fortalecer a autonomia, favorecendo o desenvolvimento pessoal, social e a capacidade de fazer escolhas conscientes.
Ao longo do semestre, as crianças participaram de aulas de inglês, artes, música, educação oceânica, yoga, capoeira, tecnologia, práticas esportivas e surf, além de vivências voltadas à convivência, ao respeito às diferenças e ao desenvolvimento de competências para a vida. Tudo isso acontece de forma integrada, conectando conhecimento, criatividade, movimento e pertencimento. Paralelamente, o núcleo de atendimento psicossocial atua de forma permanente no acompanhamento das crianças e de suas famílias ao promover a escuta, orientação às equipes, acolhimento de demandas emocionais e articulação com a rede de proteção e fortalecimento dos vínculos.
Neste ano, de forma inquieta, ampliamos nossa operação para responder às necessidades das famílias, especialmente das mães solo, que encontram no Instituto uma importante rede de apoio. Sabemos que oferecer um espaço de qualidade para as crianças jovens também significa possibilitar que seus responsáveis trabalhem, estudem e construam suas próprias trajetórias com mais tranquilidade.
Lidamos diariamente com desafios, mas seguimos firmes em nosso propósito: promover saúde mental, diminuir o tempo excessivo de uso de telas, incentivar o contato com a natureza, ampliar repertórios e garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a experiências que talvez não encontrassem em outros espaços. Mais do que ensinar conteúdos, buscamos formar pessoas curiosas, críticas, criativas e solidárias, capazes de cuidar de si, respeitar o outro e participar ativamente da comunidade. Acreditamos que cada encontro, cada conversa e cada vivência compartilhada podem transformar trajetórias.
Encerramos este primeiro semestre com gratidão às crianças, aos jovens, às famílias, aos educadores, parceiros e apoiadores que caminham conosco. Seguimos acreditando que uma educação integrada, que une aprendizagem, esporte, cultura, bem-estar e cuidado psicossocial, é uma das formas mais potentes de fortalecer nossa comunidade e construir um futuro com mais oportunidades para todos e todas.
Que venha o segundo semestre!




Comentários